Belo Jardim reafirma compromisso com a mudança do clima em evento na China 6y3ss

Cidade pernambucana participa de fórum internacional em Macau sobre cooperação ambiental 2s1m5i

29 de mar de 2025 14261u

Belo Jardim, município localizado no agreste pernambucano e associado ao ICLEI desde 2021, participa do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) 2025, na Mesa Redonda sobre Transformação Urbana Verde e de Baixo Carbono e Cooperação Industrial. Na ocasião, a cidade, representada pelo Eduardo Bruno da Silva Galvão, Secretário de Meio Ambiente de Belo Jardim, anunciou o compromisso do município de aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) no Brasil, assinado pelo Prefeito Gilvandro Estrela de Oliveira. 21v18

 

O GCoM é a maior aliança global para liderança climática urbana, construída sobre o comprometimento de mais de 12.500 cidades e governos locais. Ao aderir um compromisso com o Pacto Global de Prefeito, a cidade requer um empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir (ou limitar onde seja relevante) as emissões de gases de efeito estufa, preparar para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o o à energia sustentável, e controlar o progresso em direção a esses objetivos. “Participar do MIECF 2025 é uma oportunidade única para Belo Jardim. Estamos reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas, ao meio ambiente, ao cuidado das cidades e da natureza que as envolve. Queremos um município mais resiliente, com ações voltadas para a promoção de um desenvolvimento sustentável. Estamos aqui para aprender, compartilhar experiências e buscar parcerias que fortaleçam nossas iniciativas ambientais”, ressaltou o Secretário Eduardo Bruno da Silva Galvão.

 

O Secretário Geral do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Gino Van Begin, também marcou presença no momento. A cidade de Belo Jardim está em processo de construção do Inventário Compacto de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) com o apoio do ICLEI. A iniciativa tem como objetivo quantificar e monitorar as emissões locais. Dessa forma, é possível compreender o perfil das emissões resultantes das atividades dos diversos setores e o instrumento serve como base para elaboração de políticas públicas, definição de metas de redução de emissões e tomadas de decisão para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Hoje, Belo Jardim reafirma seu compromisso com o Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e Energia, reconhecendo a importância do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), implementando ações que mitiguem os impactos das mudanças climáticas, promovendo uma cidade mais verde e resiliente para as futuras gerações”, declarou Rafaella Viana, Representante Institucional do ICLEI para a região.

 

O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) é um evento profissional no setor ambiental e sustentável, promovendo continuamente o compartilhamento de melhores práticas e tecnologias ambientais inovadoras. O MIECF agora se tornou uma plataforma internacional para cidades, empresas e instituições colaborarem com o desenvolvimento sustentável em mudança climática, controle de poluição e indústrias de baixo carbono. A Mesa Redonda sobre Transformação Urbana Verde e de Baixo Carbono e Cooperação Industrial, além da participação do Secretário Eduardo Galvão, também contou com a presença de representantes de Pequim, Vietnã, Tailândia, Uzbequistão, e foi sediada pelo Secretariado do ICLEI Leste Asiático, representado por Shu Zhu, Diretor Regional e Representante na China.

 

Belo Jardim apresenta avanços significativos na agenda climática, que permitem a adoção de práticas mais assertivas para reduzir a pegada de carbono, como com a ferramenta do Inventário de Gases de Efeito Estufa, e a participação no evento oferece a troca de boas práticas e contato com redes que podem oferecer o apoio técnico e financeiro para a implementação de políticas ambientais locais. Além disso, o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia posiciona Belo Jardim na visão de longo prazo de apoiar ações voluntárias para combater as mudanças climáticas.

 

 

Sobre o ICLEI

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é a maior organização intergovernamental do mundo para o desenvolvimento sustentável, trabalhando com mais de 2.500 governos locais e regionais. O ICLEI apoia ativamente os governos locais na promoção de ações sustentáveis, aprimorando ainda mais os esforços globais de sustentabilidade. Ativos em mais de 130 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade para o desenvolvimento de zero emissão de carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

 

 

Sobre o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF)

 

O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) é realizado desde 2008. Ele serve como um fórum profissional no setor ambiental e sustentável, promovendo continuamente o compartilhamento de melhores práticas e tecnologias ambientais inovadoras. O MIECF agora se tornou uma plataforma internacional para cidades, empresas e instituições colaborarem com o desenvolvimento sustentável em mudança climática, controle de poluição e indústrias de baixo carbono. Sob o tema “Inovação e Soluções de Desenvolvimento Verde para Construir Cidades Bonitas”, o MIECF 2025 contará com fóruns internacionais, reuniões de promoção de projetos e atividades de networking, com foco em áreas como mobilidade, edifícios verdes, gestão de resíduos, eficiência energética e energia renovável.


Voltar
Compartilhe p196c