3u2e1p
Cidades selecionadas Avellaneda, Rosário (Santa Fé) e La Plata (Buenos Aires)
3y2l1s
O uso de energias não renováveis tem contribuído para o aumento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e para o aquecimento global em todo mundo. Diante desse quadro, governos nacionais, regionais e locais começaram a estabelecer metas de implementação e uso de fontes de energias renováveis, uma mudança essencial para a redução das emissões de GEE e da poluição do ar.
Em 2019 foi lançado o projeto 100% Renováveis (100% RE), iniciativa de apoio a cidades e regiões na implementação eficaz da ação climática local, a partir do desenvolvimento de um roteiro para atingir 100% de energia renovável no território.
Financiado pela International Climate Initiative (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), o projeto visa contribuir para o cumprimento dos objetivos nacionais de clima e energia por meio das Contribuições Nacionais Determinadas (NDC) e outras metas, como melhoria da segurança e eficiência energética e a criação de emprego, tendo em vista também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
A iniciativa contribui também para o aumento da resiliência das comunidades por meio de novas formas de produção descentralizadas de energia, colaborando com a transição global para atingir 100% de energias renováveis.
Processo de coleto de dados para desenvolvimento do diagnóstico de sistemas energéticos locais
Confirmação de grupos de trabalho e realização dos primeiros encontros em cada uma das cidades
O projeto é financiado pelo Ministério Federal de Meio Ambiente, Proteção a Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.