3u2e1p
Criação das ACAs – Alliances for Climate Action
3y2l1s
Em 2015, países de todo o mundo uniram forças para enfrentar este desafio à humanidade ao adotar o Acordo de Paris, se comprometendo a enviar contribuições nacionais para reduzir as emissões e adaptar seus territórios aos impactos da mudança climática. No entanto, com base nas contribuições submetidas até agora, mesmo se os compromissos nacionais forem implementados, as temperaturas deverão subir 3°C, bem acima da recomendação de 1,5°C, o que indica que os esforços devem ser ainda mais ambiciosos em todo o mundo e, para tal, a contribuição de todos os atores da sociedade é essencial.
As Alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris. Sabendo que o Brasil precisa da voz coletiva e fortalecida de todas as instituições comprometidas para trazer a ação climática para o centro do debate público, a Aliança pela Ação Climática – Brasil (ACA Brasil).
Cinco instituições que apoiam a ação climática no âmbito subnacional e possuem capacidades e habilidades complementares se uniram para coordenar e secretariar a implementação da Aliança para a Ação Climática no Brasil: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America (antigamente conhecido como Carbon Disclosure Project) e Centro Brasil no Clima.
Articulação entre parceiros para coordenar e secretariar a implementação da ACA Brasil
Participação dos parceiros em workshops junto com equipes que lideram ACAs em diversos países