3u2e1p
Aprovação do projeto Áreas Protegidas Locais
3y2l1s
Medidas de conservação baseadas em áreas e geridas por governos locais são de extrema relevância para garantir a proteção da biodiversidade e contribuir para a conectividade ecológica.
Reconhecendo a importância dessa atuação, Brasil, Colômbia, Equador e Peru, países que abrigam refúgios de biodiversidade de importância global, têm realizado esforços para a gestão desses territórios por meio do projeto “Áreas Protegidas Locais e Outras Medidas de Conservação baseadas em Área em nível dos governos locais”.
Apesar dessas áreas serem de extrema relevância ambiental e social, ainda há problemas para a execução de medidas que estimulem sua proteção e a criação de novas unidades de conservação.
Implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o projeto Áreas Protegidas Locais é uma iniciativa que contribui para que governos locais assumam papéis de relevância na gestão de áreas protegidas e de conservação, compartilhem boas práticas e fortaleçam a capacidade de governança a nível local.
1° Seminário Técnico com enfoque em ordenamento territorial, em Bogotá, Colômbia
Reunião dos sócios do projeto no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)
Presença no 6° Global Biodiversity Summit of Local and Subnational Governments
2º seminário preparatório para o Congresso Latino Americano
de Áreas Protegidas
lançamento da Nova edição do Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais
Resultado do evento “BIO2020: Perspectivas Brasileiras para o Marco Pós-2020 de Biodiversidade”
Apresentação do ICLEI Colômbia no “Liderando a mudança para Clima e Biodiversidade”
Início do 1º Ciclo de Cooperação entre Governos Locais entre São Leopoldo (RS) e João Pessoa (PB), no Brasil
II Encontro de Áreas Protegidas e Sustentabilidade de São Leopoldo (RS), no Dia Mundial do Meio Ambiente
Lançamento da sub-rede sobre conservação da biodiversidade e Áreas Protegidas Locais
Pilotagem da metodologia de aceleração para UCs na APA Capivari-Monos, em São Paulo, Brasil
Realização da IV Conferência Regional do APL e conclusão da 3ª fase do projeto
Abertura de inscrições para o Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais
Início do Ciclo de Cooperação entre Governos Locais – Mesa Sur del Valle de Aburrá
Abertura Oficial do Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais
“Experiencias de Gobiernos Locales en Áreas Protegidas y OMEC en América del Sur”
Este video resume una parte de los esfuerzos realizados por el Proyecto Regional #ÁreasProtegidasLocales en Ecuador. Un ejemplo de ese trabajo es que los Gobiernos Autónomos Descentralizados (#GADs) en el país disponen de mejores condiciones para establecer y gestionar subsistemas propios de áreas protegidas.
Diálogos sobre Áreas Protegidas Locais foi organizado pelo projeto regional #ÁreasProtegidasLocais nos dias 26 e 27 de junho de 2019 durante a 2a edição do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (#FBGA).
El 02 de octubre de 2018, se celebró en Quito/Ecuador la “II Conferencia internacional: áreas protegidas y otras medidas de conservación de los gobiernos locales: experiencias de Colombia, Ecuador y Perú”, realizada en el marco del Proyecto de Áreas Protegidas Locales (APLocales).
Durante el III Congreso de Áreas Protegidas de Latinoamérica y el Caribe (#CAPLAC), se realizó el encuentro internacional "Gobiernos Locales: Conservación de la biodiversidad para el bienestar de todas y todos. Áreas protegidas y OMEC a nivel de municipios y gobiernos autónomos".
Durante el 3, 10 y 17 de septiembre de 2020, el Proyecto Áreas Protegidas Locales llevó a cabo su IV Conferencia Regional, con el objetivo de compartir las acciones, resultados e impactos logrados para fortalecer a los gobiernos locales en la conservación de la biodiversidad por medio de áreas protegidas y otras medidas efectivas de conservación locales en Brasil, Colombia, Ecuador y Perú; y generar un diálogo sobre cómo garantizar las medidas para su sostenibilidad.
O webinar aconteceu no dia 10 de setembro de 2020 como parte da IV Conferência Regional do Projeto Áreas Protegidas Locais (APL), que teve como objetivo compartilhar os resultados e impactos alcançados pelo projeto APL para fortalecer os governos locais na conservação da biodiversidade por meio de áreas protegidas e outras medidas efetivas de conservação locais, no Brasil, Colômbia, Equador e Peru e gerar um diálogo sobre como garantir as medidas para sua sustentabilidade. Esse webinar, o segundo de uma série de três eventos, teve como tema a Difusão de Capacidades e Conhecimentos, para promover o fortalecimento e a sustentabilidade da gestão de áreas protegidas e outras medidas eficazes de conservação por meio da cooperação entre governos locais.
Este webinario, “Articulación entre gobiernos nacionales y locales”, se realiza el 17 de septiembre de 2020. Es el último de una serie de tres eventos que componen la IV Conferencia Regional de Áreas Protegidas Locales, y tiene como institución organizadora la Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (#GIZ) GmbH.
O webinar aconteceu no dia 31 de agosto para compartilhar os aprendizados da Metodologia de Cooperação do projeto Áreas Protegidas Locais entre governos locais e apresentar a Sub-Rede Temática de Áreas Protegidas Locais. A Sub-Rede Temática de Áreas Protegidas Locais tem como público alvo governos subnacionais da América do Sul engajados e interessados na conservação da biodiversidade e em áreas protegidas locais e outras medidas de conservação baseadas em área, e que demonstrem compromisso em compartilhar e multiplicar o conhecimento no tema. A Metodologia de Cooperação entre Governos Locais foi pilotada no Brasil, entre os municípios de São Leopoldo e João Pessoa, e os aprendizados desse processo foram discutidos e compartilhados nesse evento.
En este webinar se compartieron dos casos de estudio de Brasil y Colombia, en el cual se presentaron las experencias y lecciones aprendidas referentes al trabajo en áreas protegidas municipales y el rol de sus comunidades para el desarrollo sostenible de los territorios. Este seminario web se organizó en el marco del proyecto “Áreas Protegidas Locales”, iniciativa implementada por la GIZ en asociación con ICLEI y la UICN, junto a los Ministerios de Medio Ambiente de Brasil, Colombia, Ecuador y Perú.
En este seminario web se compartieron dos casos de éxito en Perú y Ecuador que visibilizaron la importancia de las estrategias complementarias de conservación de la biodiversidad, en relación con el marco normativo y mecanismos financieros para el desarrollo sostenible y sustentable de los territorios a través de las áreas protegidas locales. Esto en el contexto del proyecto “Áreas Protegidas Locales”, iniciativa implementada por la GIZ en asociación con ICLEI y la UICN, junto a los Ministerios de Medio Ambiente de Brasil, Colombia, Ecuador y Perú.
En este episodio de la serie web, el coordinador del Programa de Conservación Noroeste de la Naturaleza y Cultura Internacional (NCI), Paul Viñas, indica cómo el esfuerzo colectivo de agricultores y de la comunidad local fue fundamental para la creación del Área de Conservación Ambiental (ACA) Páramos y Bosques Nublados de Cachiaco y San Pablo, ubicado en el Distrito de Pacaipampa, Provincia de Ayabaca, Departamento de Piura, en el Perú.
Capacitação de Unidades de Conservação no Cerrado (abril de 2019).
Encontro Regional (Quito, Equador) - Fevereiro de 2018
Parque natural municipal das andorinhas (Minas Gerais, Brasil)
Parque natural municipal da Catacumba (Rio de Janeiro, Brasil)
Encontro sobre Áreas Protegidas Locais em São Leopoldo (Rio Grande do Sul, Brasil)
O webinar aconteceu no dia 31 de agosto para compartilhar os aprendizados da Metodologia de Cooperação do projeto Áreas Protegidas Locais entre governos locais e apresentar a Sub-Rede Temática de Áreas Protegidas Locais. A Sub-Rede Temática de Áreas Protegidas Locais tem como público alvo governos subnacionais da América do Sul engajados e interessados na conservação da biodiversidade e em áreas protegidas locais e outras medidas de conservação baseadas em área, e que demonstrem compromisso em compartilhar e multiplicar o conhecimento no tema. A Metodologia de Cooperação entre Governos Locais foi pilotada no Brasil, entre os municípios de São Leopoldo e João Pessoa, e os aprendizados desse processo foram discutidos e compartilhados nesse evento.
Pacaipampa (Peru)
Em 16 de maio de 2017, foi realizada, em São Paulo (SP), a primeira “Conferência Internacional Áreas Protegidas e Outras Medidas de Conservação dos Governos Locais - experiências de Colômbia, Equador e Peru”. No evento, que marcou o início do projeto regional Áreas Protegidas Locais, autoridades, gestores e especialistas dos quatro países ligados à agenda de biodiversidade e gestão de áreas protegidas e outras medidas de conservação locais apresentaram um panorama inicial a respeito da suas práticas e marcos regulatórios e institucionais. O evento foi organizado pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade no âmbito do projeto regional "Áreas protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas no nível dos governos locais" (https://bit.ly/3hVcRPT), com o apoio financeiro da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O projeto regional é implementado pelos ministérios do meio ambiente do Brasil, Colômbia, Equador e Peru, e a GIZ, em cooperação com o ICLEI e a União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN). O projeto regional é apoiado pelo Ministério Federal do Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).
Documentos e manuais do projeto
O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), tendo os Ministérios do Meio Ambiente de cada país como contraparte política.