3u2e1p
Seleção das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas e Londrina
3y2l1s
Diante da intensa urbanização experimentada nas últimas décadas, a concentração demográfica nas principais áreas metropolitanas impõe o desafio de repensar a forma de estruturar cidades, levando também em consideração suas relações com o meio ambiente.
A metropolização gerou degradação ambiental, o surgimento de diversos conflitos urbanos e a perda de serviços ecossistêmicos fundamentais para a manutenção da vida em sociedade. Visando estimular um crescimento mais equilibrado, o projeto INTERACT-Bio propõe melhorar o uso e gestão da natureza em cidades que experimentam rápido crescimento e em suas regiões vizinhas.
O projeto proporciona a criação de soluções para um caminho de desenvolvimento resiliente e mais sustentável, que englobem esforços dos governos subnacionais que podem incluir em seus territórios medidas como: planejamento territorial; boa gestão do uso e ocupação do solo; desenvolvimento da economia local; implementação de projetos de infraestrutura e maior conscientização sobre o valor da natureza no contexto urbano.
No Brasil, as regiões metropolitanas participantes são Belo Horizonte, Campinas e Londrina. Além disso, países como Índia e Tanzânia também são parte do projeto, que visa incorporar aspectos da biodiversidade nos instrumentos de planejamento, a fim de promover um desenvolvimento mais equilibrado junto às comunidades urbanas.
Participação na conferência de “Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Região Metropolitana
Publicação da Proposta de Área de Conectividade para o Plano de Desenvolvimento Urbano de Campinas
Publicação dos Mapas Ilustrados para as três Regiões Metropolitanas do Projeto
Finalização das Recomendações para mecanismos de compensação ambiental Inter federativos
Início do processo de Implementação dos projetos demonstrativos das três regiões metropolitanas
Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade (AC) da Região Metropolitana de Campinas
Publicação da nota técnica sobre a inclusão de serviços ecossistêmicos na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Lançamento do Caso de Investimento em Infraestrutura Natural para a Região Metropolitana de Campinas
Registro do Webinar inaugural do processo de construção do Plano de Ação para a Área de Conectividade de Campinas (30/06/2020)
Reunião do projeto INTERACT-Bio durante o evento BIO2020 - Perspectivas Brasileiras para o marco pós-2020 de biodiversidade
Região Metropolitana BH
Vista da Serra do Curral
Parque Municipal Vander Bras
Vista Aérea de BH
As cidades de Campinas (SP), Londrina (PR), Belo Horizonte e Contagem (MG) foram contempladas com projetos demonstrativos de Soluções baseadas na Natureza (SbN). As iniciativas, que integram o projeto INTERACT-Bio e têm como objetivo encontrar na natureza soluções para problemas urbanos, foram implementadas pelo ICLEI em parceria com as prefeituras e apoiadores locais.
Documentos e manuais do projeto
O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) através da Iniciativa Internacional para Proteção do Clima (IKI) e é implementado por ICLEI Cities Biodiversity Center e Helmholtz Center for Environmental Research (UFZ).