Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul firmam parceria na COP27 para atuar em bloco contra a crise climática 233664

Protocolo de Intenções, que inclui medidas como a promoção de padrões sustentáveis para a agropecuária e desmatamento ilegal zero, foi assinado por representantes dos quatro Estados por meio da Comissão do Meio Ambiente do Codesul, em reunião no ICLEI LGMA Pavilion 4c3x1j

13 de nov de 2022 703f3b

???? Fotos: Divulgação ICLEI América do Sul

Representantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração (Codesul), bloco regional composto pelos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, firmaram parceria para atuar de forma conjunta contra a crise climática. O Protocolo de Intenções foi assinado neste sábado, 12 de novembro, na Meeting Room do Multilevel Action Pavilion (ICLEI LGMA Pavilion), na Blue Zone da COP27, em Sharm elSheikh, e conta com o apoio do ICLEI. 3t5k4s

 

A iniciativa prevê o fortalecimento da cooperação para incluir a variável climática nos processos decisórios dos Estados do bloco, por meio da constituição de um sistema integrado e permanente de informações climáticas e do compartilhamento das bases de dados e de conhecimento para inovação e boas práticas. Entre elas, a promoção depadrões sustentáveis para atividades agropecuárias; o fortalecimento de políticas e medidas para alcançar o desmatamento ilegal zero; a compensação das emissões de gases de efeito de estufa provenientes da supressão legal da vegetação; a recuperação de florestas; e a substituição gradativa de fontes fósseis.

 

Com economias baseadas na agricultura e na pecuária, os quatro Estados se comprometeram em estabelecer metas para o reflorestamento e restauração florestal; apoiar a elaboração do Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e a implantação de sistemas de manejo sustentável de florestas nativas; e promover a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-florestas. A iniciativa também prevê a elaboração de instrumentos legais que permitam o Pagamento de Serviços Ambientais para mitigar e adaptar os impactos da crise climática; a criação de mecanismos de ordem e penalização das emissões de gases do efeito estufa; o fortalecimento das instituições de pesquisa meteorológica e climatológica; a eficiência energética; e compras públicas sustentáveis.

 

Para Leonardo Schorcht Bracony Porto Ferreira, Secretário Executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, um dos signatários da iniciativa, o compromisso contribuirá para o fortalecimento do bloco regional, para a busca de parcerias e investimentos climáticos eambientais, independente de fronteiras estaduais.

 

O documento também foi assinado por Gustavo Salvador Pereira, Secretário Executivo do Codesul; Micheli Tassiani Petry, Secretária do Codesul; MarjorieKauffmann, Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul; Daniel Vinicius Netto, Presidente do Instituto do Meio Ambiente Estado de Santa Catarina; Domingos Antonio Velho Lopes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul; Rafael Andreguetto, Diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná; Andre Borges, Presidente do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul; e Ivonete Coelho Chaves, Diretora de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra do Paraná.

 

Sobre o Codesul
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961 pelos três Estados do Sul. O Mato Grosso do Sul aderiu em 1992. O órgão tem como objetivo encontrar alternativas para os desequilíbrios regionais, facilitar a troca de desenvolvimento social e político entre os Estados membros, além de adotar medidas comuns em diversas áreas. Uma das estruturas que surgiu a partir da cooperação do Codesul foi o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para fomento dos setores econômicos.

 

 

 

Texto: Cibele Carneiro


Voltar
Compartilhe p196c